Já postei algumas vezes na página do Facebook do Treinos Academia a seguinte imagem abaixo.
Quando postei esta imagem da última vez, algumas pessoas vieram corrigir o meu “português” na hora de escrever a frase.
Então, evitando desgaste, atrito com usuários e ao mesmo tempo enriquecendo o conhecimento de todos que nos seguem, decidi escrever este artigo explicando um pouco dos princípios bioquímicos que traduzem esta frase.
Período de descanso pós-treino
Antes de explicar a frase propriamente dita, vou explicar primeiro um pouco sobre o período de descanso necessário entre os treinos.
Muitos mitos são ditos na internet, principalmente quando generaliza-se os treinos de uma forma única.
Primeiro precisamos entender que cada organismo, em determinadas faixas etárias, tem períodos de descanso diferentes. Então é errado afirma que “o tempo necessário para o organismo recuperar-se é X”.
Para cada idade, temos um tempo de recuperação diferente.
De forma não tão específica podemos dizer que para pessoas com menos de 40 anos que treinem diariamente em ritmo intenso, o período de descanso médio para o grupos musculares é de 3 dias.
Já para pessoas acima dos 40 anos, não é indicado que treine-se mais de uma vez por semana os mesmos grupos musculares, já que o período de descanso médio é de 4 dias. Veja bem, para atletas de alto nível e alto rendimento estes dados não são tidos como corretos, ok?
O que ocorre neste período de recuperação?
Durante qualquer treino de musculação ou até mesmo exercícios físicos variados, os músculos sofrem um desgaste maior do que o normal, necessitando assim de uma recuperação maior. Quando estamos nos exercitando, o organismo passa a produzir energias de forma mais intensa, fazendo com que tenhamos um desgaste energético maior e um consumo de energia maior.
No período de descanso pós-treino nosso organismo passa a anabolizar substâncias necessárias para nossa reconstrução muscular e para a cura das micro lesões que ocorremdurante os exercícios.
Os grupos musculares necessitam de ao menos 2 dias de “descanso” para que nosso organismo possa recuperá-los de maneira correta e prepara-los para serem usados de forma intensa novamente.
Após entender isso, chegamos ao título do artigo:
Veja também: Comparação de preços dos Melhores Suplementos
Enquanto dormimos que nossos músculos crescem
Pois bem, uma vez que os músculos já estão “recuperados” eles passam então para o processo de crescimento, e é aí que o sono e o período noturno são importantes.
Enquanto dormimos, nosso organismo entra em atividade de anabolismo intenso, e como já vimos NESTE ARTIGO, anabolizar é fabricar substâncias necessária para o crescimento muscular.
Além disto, o existem alguns hormônios no organismo que são produzidos em quantidade muito maior quando estamos dormindo, e dentre estes hormônios temos a testosterona (no caso dos homens) e a progesterona (no caso das mulheres).
Então qual o período de sono ideal por noite? No mínimo 6 horas por noite. Menos do que isso nosso organismo não produziu toda a capacidade que tem de hormônios e os processos deanabolismo ainda não terminaram.
Lembrando que, de nada adianta você descansar e dormir corretamente se não alimentar-se corretamente.
Nosso cardápio diário é ponto importante nestes processos todos, uma vez que para todos estes processo são necessárias inúmeras substâncias e vitaminas que absorvemos através da alimentação balanceada e correta.
Sabendo tudo isso, bora treinar galera!!!
Nenhum comentário